Projecto vai emponderar cidadãos de zonas rurais

O FUNDO Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) vai financiar, com 62.1 milhões de dólares norte- americanos, um projecto de empoderamento financeiro de 288 mil moçambicanos envolvidos na agricultura, pesca e desenvolvimento de micro-pequenas e médias empresas rurais no país.
A Porta-voz do GOVERNO, Ana Comoana, disse a propósito que á luz do projecto os cidadãos abrangidos vão receber apoio financeiro através de uma linha de credito para o desenvolvimento de Actividades nas áreas selecionadas.
O projecto empreendimento Rural não é a primeira iniciativa visando a capitalizar as comunidades rurais do país, tendo havido outro programa que fracassaram por razões diversas, com destaque para a falta de reembolso dos créditos pelos mutuários.
Reagindo a esta situação, Ana Comoana, disse que o maior diferencial deste programa é o facto de incluir capacitação e apoio técnico aos beneficiários, significando que, além de financiar prevê potenciar as comunidades em habilidades para uma melhor gestão dos fundos alocados.
O FIDA financia diversos programas ligados á agricultura e pescas no país desde a década de 1980. Actuamente, a instituição tem fundos em projectos de pesca na província de Sofala.
Está igualmente envolvido num outro que tem como objectivo desenvolver a cadeia de valor de hortícolas e carnes vermelhas na região sul do país, designada de PROSUL.

Artigos relacionados